Sacramento do Batismo
O Batismo
O Sacramento do Batismo não é um simples evento social, é muito mais do que isso, ele significa a adesão de toda a família (batizando, pais e padrinhos), à Pessoa de Jesus Cristo, por isso não se busca o Batismo por tradição ou por obrigação. O Batismo constitui o fundamento da existência cristã. Ele é a porta de entrada para a vida sacramental, sem ele, nenhum outro sacramento é possível. Ele nos concede a remissão do pecado original e de todos os pecados pessoais. Por ele nascemos para uma vida nova (morremos com Cristo e com Ele ressurgimos). Ele nos torna filhos adotivos do Pai, membros do Corpo de Cristo, isto é, da Igreja, e Templos do Espírito Santo. O Batismo, juntamente com os sacramentos da Confirmação (Crisma) e da Ordem, conferem caráter indelével, por isso só se administra validamente uma vez na vida.
O que é necessário para o Batismo?
Para que uma criança seja validamente batizada, é necessário que: a criança não tenha sido batizada, que os pais, ou um deles, ou o responsável, consinta; e que haja esperança de que o batizando seja educado na fé católica.
Missão dos pais
O Batismo é o sacramento da fé. Fé que recebemos da Igreja (não a que nós inventamos) e que, os pais, tem a missão de ajudar a desenvolver e educar.
“A educação da fé por parte dos pais deve começar desde a mais tenra infância. (…) A catequese familiar precede, acompanha e enriquece as outras formas de ensinamento da fé. Os pais têm a missão de ensinar os filhos a rezar e a descobrir a sua vocação de filhos de Deus.” (CICa1, n. 2226)
Quem pode ser padrinho/madrinha?
O(a) padrinho/madrinha é aquele(a), que, assim como os pais, vão ajudar o seu afilhado a crescer na fé da Igreja (fé em que a criança está sendo batizada). Portanto, é necessário que ele(a) viva, e testemunhe essa fé; e esteja livre de irregularidades perante a Igreja, como por exemplo – uma nova união.
Que ele(a) seja alguém designado pelos pais, ou responsáveis. Tenha no mínimo 16 anos, seja católico, confirmado (crismado), tenha realizado a 1ª Comunhão, leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir (cf. Cân. 8742). Pode ser, um padrinho, ou uma madrinha, ou um padrinho e uma madrinha. Se forem casal, que tenham o sacramento do matrimônio, justamente pelo exposto acima.
Documentos necessários:
Criança: Certidão de Nascimento.
Pais: enderenço, telefone, estado civil dos pais e, se houver, comprovantes dos sacramentos (batismo…).
Padrinhos: endereço e estado civil.
• Se padrinho e/ou madrinha, forem solteiros – comprovante do Crisma.
• Se padrinhos casados – comprovante do Matrimônio.
Obs.: Se os padrinhos, forem de outra cidade, além dos documentos acima, mais, o certificado da “Preparação”.
Pais e Padrinhos, de nossa Paróquia, devem fazer os 3 “Encontros de Preparação para o Batismo”, da forma que a Pastoral do Batismo/Familiar organizar.
Taxa: R$80,00.